Os portugueses foram pioneiros na busca de novas rotas até as Índias. Isso aconteceu porque Portugal tem uma localização privilegiada, na Península Ibérica, que é banhada pelo Oceano Atlântico.
A esquadra de Pedro Álvares Cabral, saiu de Portugal na época em que a coroa portuguesa tinha o objetivo de chegar às Índias em busca de especiarias. Os portugueses desejavam, também, chegar ao continente americano para buscar outras riquezas, como metais preciosos.
Então, no dia 22 de abril de 1500, os portugueses desembarcavam no litoral do futuro Brasil, em Porto Seguro, na Bahia. Local habitado por povos originários dessas terras. O contato entre indígenas e europeus foi muito marcante, pois gerou várias consequências, uma delas foi a extração do pau-brasil, árvore que existia em grande quantidade no litoral brasileiro.
O primeiro registro escrito foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da expedição, relatando ao Rei de Portugal, como eram as terras descobertas, e o 1º nome dado as terras foi Ilha de Vera Cruz.
No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa, por Frei Henrique de Coimbra.
A partir da década de 1530, com o declínio do comércio de especiarias e as invasões francesas, é que os portugueses iniciaram uma política de colonização do Brasil, que terminou em 7 de setembro de 1822, com a Independência.
Texto: Rosicler Maltarolo
Professora de História e Geografia
Imagem: Dep. Comunicação e Markentig