Robótica
A Robótica é um campo da ciência e tecnologia que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Além de impactar a indústria, o comércio e a economia, a Robótica está mudando a forma como as crianças aprendem.
A Robótica é um campo multidisciplinar que envolve conhecimentos de mecânica, eletrônica, hidráulica, pneumática e computação. Todos esses saberes são necessários para criar robôs, visando a melhoria da qualidade de vida.
Assim, percebemos que um robô detém cinco características essenciais:
- É autônomo, ou seja, não é controlado por um ser humano;
Possui um corpo físico; - é capaz de perceber o ambiente e obter informações sobre ele;
- Consegue agir, se mover ou mudar alguma coisa no mundo;
- Age de forma inteligente e útil para si e para os outros.
Para isso, o robô é formado pelos seguintes componentes:
- Corpo físico, para agir no mundo físico;
- Controlador, para ser autônomo;
- Sensores, para perceber o ambiente;
- Atuadores e efetores, para realizar as ações.
Como funciona a Robótica Educacional?
A Robótica Educacional é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor, a fim de solucionar problemas, exercitar a criatividade e aplicar conceitos interdisciplinares.
Nas aulas ou atividades de Robótica, os alunos utilizam kits de montagem compostos por diversas peças eletrônicas (motores, sensores, botões, baterias, controladores e manipuladores).
Com a ajuda de um software, os estudantes programam o robô para funcionar de uma certa forma e cumprir um objetivo previamente definido. Essas atividades podem ser organizadas em torno de temas curriculares, projetos de robótica ou encontros de preparação para uma competição da área.
Quais são os objetivos da Robótica na escola?
A Robótica Educacional tem o objetivo de apoiar a aprendizagem de diferentes componentes curriculares (tais como Matemática, Física e Biologia) e também o de desenvolver habilidades socioemocionais e competências digitais, como, por exemplo:
- Raciocínio lógico;
- Resolução de problemas;
- Trabalho em equipe;
- Pensamento crítico;
- Investigação matemática;
- Criatividade;
- Comunicação;
- Perseverança;
- Proatividade;
- Pensamento computacional;
- Programação;
- Liderança;
- Computação.
Assim, além de fornecer uma experiência de aprendizagem mais ativa e dinâmica no estudo de temas curriculares, a Robótica favorece o desenvolvimento de habilidades do século XXI.
Para ter uma vida plena, é essencial que o estudante seja proativo, saiba colaborar com os colegas, conduzir projetos, e fazer uso inteligente das tecnologias digitais.