Enfim, chegaram as férias! Depois de muito trabalho e estudos, é hora de relaxar, descansar e se divertir.
Crianças ansiosas pelo tempo de brincadeiras, longe da rotina escolar e com tempo de sobra para correr e brincar… Saiba, no entanto, que esse momento pode ser uma grande oportunidade para aprimorar o desenvolvimento de habilidades sociais com seus filhos de maneira divertida.
Tanto as crianças quanto os adultos absorvem melhor mensagens e conteúdos quando a comunicação é realizada por meio de atividades prazerosas, uma vez que a mensagem é transmitida com leveza e simplicidade.
Nesse sentido, preparar atividades para o período das férias com o intuito de desenvolver habilidades sociais e emocionais nas crianças pode ser muito gratificante e eficiente. Vamos ver como?
Atividades divertidas
Em viagem ou em casa, algumas atividades promovem a interação da família com um tempo de qualidade que nunca sobra no dia a dia.
Montar um acampamento em casa ou no quarto do hotel, por exemplo, pode ser algo bastante divertido. Improvise barracas com lençóis, cadeiras, vassouras e outros apetrechos disponíveis. É importante deixar as crianças montarem as barracas, apenas tomando o cuidado de evitar situações perigosas que possam causar acidentes.
Outra atividade pode ser um jogo de adivinhação, no qual uma pessoa começa fazendo mímicas para os demais adivinharem o que é.
Passeios
Programar um passeio a um parque, promover o contato com a natureza e brincar de pega-pega em meio às árvores. É impressionante como as crianças se divertem correndo atrás dos amigos ou dos familiares, além de atividade física, a família assume um papel muito próximo ao dos filhos.
Jogos culturais
Entre as diversões cotidianas das crianças, é importante inserir também a cultura. Brincar de teatro pode ser muito útil, inventando peças e seguindo o protocolo de se apresentar, representar, despedir e agradecer. Com essa brincadeira, as crianças aprendem a lidar com a timidez e trabalhar a criatividade.
Piquenique com os amigos
Não é preciso muito para entreter as crianças que estão com o pique todo desejando aproveitar seus dias de descanso da escola — afinal, a mente precisa de uma folga para que os alunos recomponham suas energias e voltem com tudo para mais um ano letivo.
Além de ser uma forma de aprimorar o desenvolvimento das habilidades sociais, o piquenique não exige regras para ser realizado. Pode-se juntar amigos, toda a família, vizinhos, enfim, o importante é envolver todos no preparo dos quitutes. O lugar pode variar, como no quintal de casa, no parque, no clube, entre outros.
Atividades Culturais
São atividades fundamentais para estimular o aprendizado e o senso crítico das crianças, tais como: ir ao cinema, peças de teatro, visitar exposições artísticas, museus, entre outros. Ah! É no período de férias escolares que acontecem as estreias dos melhores filmes infantis.
Outra ótima alternativa é promover um cineminha em casa acompanhado de pipoca e convidar os amigos da escola. É interessante, ao fim do filme, estimular as crianças a debaterem sobre o tema.
Cozinha
O lugar preferido das crianças é a cozinha? Então que tal realizar atividades de culinárias com elas? Promover um dia gourmet vai exigir muita mão na massa.
Reunir os amigos da escola para essa tarefa é uma excelente ideia. Eles vão adorar preparar cookies, cupcakes, sorvetes, enfim, estarão se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo.
Leitura e contação de histórias
As atividades de leitura não precisam ficar apenas no ambiente escolar. Toda criança gosta de uma boa história, aliás, quem não gosta? Sendo assim, é importante que haja momentos nas férias dedicados à leitura de bons livros ou até mesmo gibis. Separe alguns e prepare um dia especial para a criançada. A leitura abre caminhos à imaginação.
Conhecer parques e praças
Essas são atividades fundamentais para estimular o raciocínio e o aprendizado, além de serem ambientes onde as crianças adoram passear. Deve-se ressaltar a importância de, ao término da visita, realizar uma brincadeira a fim de abrir espaço para que elas relatem (ou desenhem) tudo aquilo que viram. Assim, elas estarão exercitando a memória e a concentração, além de fortalecer laços afetivos interpessoal.
Visitar familiares
A importância da família precisa ser valorizada e ensinada às crianças desde muito cedo. Além disso, o contato com familiares é uma ótima oportunidade de estimular as habilidades sociais, pois elas estarão convivendo com pessoas diferentes, com costumes, idades e hábitos diversos.
As férias chegaram e é muito importante aproveitá-las a fim de fugir da rotina escolar. Sendo assim, usufruir da ocasião para o desenvolvimento de habilidades sociais é uma decisão inteligente e oportuna.
Boas férias!