Celebramos hoje – 15 de maio – o Dia internacional da Família.
Essa comemoração foi criada para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos. Com o passar dos anos, também passou a chamar a atenção da sociedade para algo muito importante: há diversos tipos de configurações familiares e todos merecem ser respeitados. A valorização dos laços de afeto está sempre presente na celebração do Dia Internacional da Família.
No Brasil também existe o dia Nacional da Família, celebrado em 8 de dezembro.
Por que a Família é importante?
Preocupar-se com os filhos é algo natural no seio familiar. Pais sonham com as conquistas que eles terão quando adultos, almejam um futuro brilhante e desejam as mais belas vitórias para suas crianças. Criam uma rotina tão ou mais agitada quanto a de grandes executivos, com aulas de idiomas, esportes, artes e outras, para que estejam preparados no futuro para o mercado de trabalho.
Mas será só esse o papel da família? Certamente, não. Ela é a principal responsável pela educação de suas crianças; é o porto seguro que, de forma consciente e inconsciente, transmite valores e crenças que, ao longo do tempo, são absorvidos de acordo com os exemplos de atitudes e comportamentos dos adultos ao seu redor.
Mas por que a Família exerce papel tão importante na criação dos filhos e quais são os pontos essenciais para promover seu desenvolvimento?
Pois bem, alguns pontos essenciais que devemos recordar em nosso seio familiar são as habilidades essenciais para o futuro (pensar, agir, fazer), o desenvolvimento cognitivo (criando, desenvolvendo habilidades que auxiliam nas tomadas de decisões) e inteligência emocional, pois ensina-los a educar suas emoções tem grande respaldo para decisões, com sabedoria.
– Na sociabilização: auxilia os filhos no mundo real;
– No desempenho escolar: colaborar no crescimento e desenvolvimento estudantil da criança;
– Na escolha da carreira profissional: auxiliar, aconselhar nas decisões de uma carreira que proporcione o bem consigo e com o mundo.
FAMÍLIA: exemplo de amparo, alegria e gratidão!